top of page
Diana Carneiro Foto 2023.jpg

Sobre

Diana Carneiro, artista plástica e Ilustradora Botânica brasileira, radicada em Curitiba, PR desde 1966. Teve sua formação acadêmica em Ciências Biológicas (UFPR,1968) trabalhando como professora de Ciências e Biologia nas escolas estaduais por 25 anos. Em 1989 ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP – no Curso Superior de Pintura, diplomando-se em 1992.

 

Em 1997 ganhou a Bolsa Artística da Fundação Margaret Mee, aperfeiçoando-se por cinco meses no Royal Botanic Gardens (Kew, Inglaterra) sob a orientação de Christabel King.

​

A partir desta data, dedica-se exclusivamente à Ilustração Botânica, utilizando-se especialmente da aquarela, em temáticas relacionadas com a natureza. Na área acadêmica executa descrições gráficas para dissertações e teses de Mestrado e de Doutorado, no Brasil e exterior, atendendo inúmeras universidades. Até a presente data conta com um registro de aproximadamente 400 pranchas botânicas descritivas sendo, muitas delas, espécies novas para a Ciência. Possui trabalhos publicados em vários boletins e revistas científicas. Colabora com diversas instituições de ensino superior para a formação de ilustradores científicos no Brasil e exterior.

​

Membro fundador do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP), criado em 2000, na cidade de Curitiba PR, uma associação cultural sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é a divulgação da Ilustração Botânica no Brasil e a formação de novos ilustradores. Organizadora e docente do Curso Extensivo de Ilustração Botânica e demais projetos ofertados por esta entidade.

e907d0e7-4307-4448-a554-2cf862df9b23WhatsApp_Image_2023-08-16_at_13.17.22_W270.png

Ilustração Botânica Princípios e Métodos 2ª Edição

Assista o video de lançamento

Publicações

Autora do livro Ilustração Botânica: Princípios e Métodos, publicada em 2012 pela Editora da Universidade do Paraná. A obra, composta por 228 páginas ilustradas, foi a primeira publicação sobre o tema no Brasil, em língua portuguesa, foi reimpressa em 2015 para a tender a necessidade de inúmeros estudantes e profissionais desta área.

 

Com edição esgotada em 2018, teve uma segunda edição, revista e ampliada, com atuais 288 páginas, fartamente ilustradas, recém lançada pela mesma editora, em agosto do presente ano.

Possui obras em acervos particulares e oficiais no Brasil e
Exterior como: The Royal Botanic Gardens Herbarium (UK);
Hunt Intitute for Botanical Documentation (USA);
Universidade Federal do Paraná, dentre outras.  

bottom of page